Início Fato ou Fake

Fato ou Fake

Fato! Homem processado por fake news foi a Brasília fazer apelo a Bolsonaro.

Ernando Peixoto foi, realmente, à entrada do Palácio da Alvorada, em Brasília, para encontrar o presidente Jair Bolsonaro em uma de suas saídas diárias e contar que está sendo processado pelo Governo do Estado da Bahia por divulgar fake news, o que...

Fake! “Plano de retomada” que circula no WhatsApp não é da Bahia.

Circulam pelo aplicativo Whatsapp imagens que mostram fases de um plano de retomada da economia como se fossem referentes ao estado da Bahia. É mentira e tem somente o objetivo de confundir as pessoas. As imagens na verdade se referem ao plano...

Fake! Assembleia Legislativa da Bahia não está julgando pedido de Rui Costa para encerrar ano letivo.

É de teor completamente mentiroso uma mensagem que circula, principalmente pelo aplicativo WhatsApp, que afirma que “a Assembleia Legislativa está julgando o encerramento das aulas do colégio público para o ano de 2020”. Não há em tramitação no Poder Legislativo nenhum projeto...

Fake! Não houve enterro de homem vivo com diagnóstico de Covid-19 em Feira de Santana.

São falsos os relatos, acompanhados por um vídeo, que dizem que um homem teria sido enterrado vivo em Feira de Santana, na Bahia, após ser supostamente diagnosticado com Covid-19. A falsa história é duplamente absurda: pela mentira em si e pela associação...

Fato! Valor da pintura de paredes de UTI seguiu a tabela do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos. Veja detalhes.

É fato que o Governo da Bahia pagou R$ 285 mil para pintar as UTIs abertas no Hospital Espanhol, em Salvador, exclusivas para tratamento de pacientes com Covid-19. O preço do serviço seguiu a tabela do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos...

Fake! Imagem de policial atirando contra surfista foi feita na Costa Rica.

Ao contrário do que é sugerido em postagens das redes sociais, um vídeo em que um policial aparece atirando em surfistas não aconteceu na Bahia nem envolve a PM do estado. As imagens sequer foram filmadas no Brasil. Foram feitas na Playa...

Fato! Presidente envia fake para ministro da justiça sobre gestão do Hospital Espanhol em Salvador.

A empresa contratada pelo Governo do Estado por meio de processo licitatório para gestão do Hospital Espanhol é o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), cujo único sócio é Emanoel Marcelino Barros Sousa, que não é filho do senador Otto Alencar...

Fato! Bahia autorizou uso de hidroxicloroquina, mas apenas em pacientes hospitalizados.

É verdade que o Estado da Bahia autorizou o uso de hidroxicloroquina em pacientes internados no Sistema Único de Saúde (SUS) com coronavírus (Covid-19). A autorização foi dada no dia 8 de abril e permite que a substância seja usada em associação...

Fake! Não desapareceu verba do Governo Federal e transparência de informações está assegurada

Dois conteúdos caluniosos com conotação claramente política partidária estão sendo distribuídos nas redes sociais e no WhatsApp com informações falsas sobre repasses do Governo Federal para a Bahia no enfrentamento à Covid-19. Um card fala sobre um suposto desaparecimento de R$ 75...

Fato! Toque de recolher é adotado em municípios baianos para barrar contágio pelo coronavírus.

É verdade que em algumas cidades da Bahia foi determinado toque de recolher como uma medida emergencial para diminuir os índices de infecção pelo novo coronavírus. Nos municípios de Itabuna, Ipiaú e Jequié a determinação foi realizada em conjunto entre Governo do...