Fake! “Plano de retomada” que circula no WhatsApp não é da Bahia.

Circulam pelo aplicativo Whatsapp imagens que mostram fases de um plano de retomada da economia como se fossem referentes ao estado da Bahia. É mentira e tem somente o objetivo de confundir as pessoas. As imagens na verdade se referem ao plano...

Fake! Assembleia Legislativa da Bahia não está julgando pedido de Rui Costa para encerrar ano letivo.

É de teor completamente mentiroso uma mensagem que circula, principalmente pelo aplicativo WhatsApp, que afirma que “a Assembleia Legislativa está julgando o encerramento das aulas do colégio público para o ano de 2020”. Não há em tramitação no Poder Legislativo nenhum projeto...

Fake! Não houve enterro de homem vivo com diagnóstico de Covid-19 em Feira de Santana.

São falsos os relatos, acompanhados por um vídeo, que dizem que um homem teria sido enterrado vivo em Feira de Santana, na Bahia, após ser supostamente diagnosticado com Covid-19. A falsa história é duplamente absurda: pela mentira em si e pela associação...

Fake! Imagem de policial atirando contra surfista foi feita na Costa Rica.

Ao contrário do que é sugerido em postagens das redes sociais, um vídeo em que um policial aparece atirando em surfistas não aconteceu na Bahia nem envolve a PM do estado. As imagens sequer foram filmadas no Brasil. Foram feitas na Playa...

Fake! Não desapareceu verba do Governo Federal e transparência de informações está assegurada

Dois conteúdos caluniosos com conotação claramente política partidária estão sendo distribuídos nas redes sociais e no WhatsApp com informações falsas sobre repasses do Governo Federal para a Bahia no enfrentamento à Covid-19. Um card fala sobre um suposto desaparecimento de R$ 75...

Fake! Governadores do Nordeste não tiveram encontro presencial durante pandemia.

É falso que governadores do Nordeste tiveram um encontro presencial quando a orientação de distanciamento social já era dada à população. Uma foto dos gestores de mãos dadas, registrada na 25ª edição do Conselho Deliberativo da Sudene – Condel, no dia 24...

Fake! Governo do Estado nega proibição da venda de bebida alcoólica na Bahia

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação Social (Secom), esclarece que não é verdade que será proibida a venda de bebida alcoólica na Bahia em virtude da pandemia do novo coronavírus. Nesta quinta-feira (14), mensagens com esta informação foram...

Fake! Embasa não aumentou valor da conta de água de clientes com benefício da isenção de pagamento

Circula nas redes sociais o vídeo de um cliente da Embasa reclamando de um suposto aumento do valor de sua conta após o Governo do Estado assumir o pagamento do débito de mais de 800 mil famílias baianas. A medida, que tem...
Fake

Fake! Vídeo gravado no carnaval de 2017 é tirado do contexto em fake news sobre Covid-19

O Governo do Estado esclarece que um vídeo compartilhado em redes sociais e no qual aparece o governador Rui Costa, acompanhado por uma comitiva de empresários chineses, sendo cumprimentado pelo cantor Bell Marques, foi gravado no carnaval de 2017. Nas imagens, registradas...

Fake! Enfermeira do Hospital Couto Maia não foi demitida por gravar vídeo na unidade

Em abril, circulou nas redes sociais um vídeo informando que uma enfermeira citada com o nome de Sandra M. Guerra, supostamente funcionária do Instituto Couto Maia (Icom), hospital de referência para casos de Covid –19 na Bahia, teria sido demitida. O motivo...