Um vídeo que mostra ambulâncias estacionadas no pátio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, está circulando nos aplicativos de mensagem e redes sociais com informações mentirosas. Ao contrário do que afirma o autor da fake news, que se identifica como Ernando Peixoto, os veículos não estão abandonados, e serão destinados a municípios do interior.

Na verdade, a rápida permanência das ambulâncias no CAB ocorre para que os veículos sejam vistoriados, emplacados e regularizados. Imediatamente após esse processo, eles são liberados para suas cidades de destino.

Em 28 de julho, 48 ambulâncias foram entregues pelo Governo do Estado às prefeituras de Santa Maria Da Vitória, São Domingos, São Félix, Sobradinho, Souto Soares, Teofilândia, Tremedal, Uauá, Ubaíra, Wenceslau Guimarães, Rio Real, Piripá, Pilão Arcado, Pé De Serra, Palmas De Monte Alto, Novo Horizonte, Nova Soure, Nilo Peçanha, Macarani, Juazeiro, Jeremoabo, Itiúba, Itiruçú, Itajuípe, Irajuba, Ipirá, Ibicuí, Guanambi, Gentio Do Ouro, Firmino Alves, Curaçá, Cruz Das Almas, Coração De Maria, Conceição Da Feira, Capela Do Alto Alegre, Cândido Sales, Campo Alegre De Lourdes, Cairú, Cafarnaum, Caem, Biritinga, Belmonte, Barreiras, Aratuípe, Antônio Cardoso, Almadina e Adustina.

A entrega destes 48 veículos, que já foram para seus respectivos municípios, foi feita pelo governador Rui Costa. Na oportunidade, ele destacou que os recursos utilizados para compra das ambulâncias são fruto de emendas parlamentares, inclusive de deputados que não fazem parte da sua base política. Para a compra destas ambulâncias, foram investidos R$ 2,8 milhões de reais.