Mais uma mentira relacionada à Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) está sendo disseminada nas redes sociais e nos aplicativos de mensagem. Desta vez, a origem da fake news está no “Blog do Léo Santos”, que publicou no dia 2 de outubro uma notícia falsa com o título “Já? Rui Costa deve exonerar secretário de Segurança Pública ,o novo secretario poder ser Igor Canário”. A informação é completamente enganosa. O titular da SSP-BA, Ricardo Mandarino, continua à frente da pasta e não há qualquer possibilidade de substituição do atual gestor.

O site Alô Alô Política, do colunista social Rafael Freitas, divulgou fake news semelhante sobre este assunto também neste mês de outubro. Este site Bahia Contra o Fake desmentiu o conteúdo enganoso em publicação recente. Clique aqui e leia o esclarecimento.

As ações empreendidas pelas forças de segurança na Bahia, sob o comando de Mandarino, resultaram em números que demonstram a responsabilidade e a seriedade com que o assunto tem sido tratado. Só entre janeiro e agosto de 2021, houve apreensão de 15 toneladas de drogas, um milhão e duzentos mil pés de maconha foram erradicados, 1.800 armas de fogo foram recolhidas, entre elas 12 fuzis, e a polícia fez 6.600 prisões em flagrante. As informações foram divulgadas pelo Governo do Estado da Bahia nesta quinta-feira (7).

Os investimentos do Governo do Estado na área da Segurança incluem R$ 665 milhões na expansão dos sistemas de Reconhecimento Facial e de Placas Veiculares, em fase de implantação em 77 cidades do estado. Além disso, 61 novas delegacias e Companhias de Polícia serão entregues à população a um custo de R$ 83 milhões. As novas unidades atenderão moradores de 46 cidades. Há ainda outras melhorias, como a convocação de 1.764 PMs e 470 bombeiros aprovados em concurso. A publicação saiu no Diário Oficial do Estado, edição do último sábado (2).

O Secretário de Segurança Pública, Ricardo Mandarino, afirma que “a polícia está indo para cima dos marginais e usa a força no limite da lei. A gente não dá moleza para bandido”, declarou.