É falso o conteúdo da matéria publicada pelo site Pauta.blog.br a respeito do Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna. O texto informa, no título da postagem, que o equipamento cultural estaria abandonado. Na verdade, o espaço está fechado para obras de requalificação (saiba mais abaixo).

O autor da matéria também usou fotos antigas, que não correspondem à atual situação. O texto diz ainda que a equipe do site teria ido ao local nesta sexta-feira, 25 de março de 2022, induzindo o leitor a relacionar as imagens ao estado do centro de cultura na presente data.

As fotos antigas podem ser comparadas com registros feitos pela equipe da Supat nesta sexta-feira (25). Imagens de matéria veiculada pela TV Bahia no último dia 16 de março também comprovam que o site utiliza fotos fora de contexto.

Requalificação é retomada

Na quinta-feira, 24 de março foi iniciada a requalificação do Centro de Cultura Adonias Filho. Operários com caçambas e retroescavadeira estão fazendo a limpeza da área externa. A empresa contratada via Superintendência de Patrimônio (Supat/SAEB) vai realizar ainda serviços de adequação do Centro de Cultura, às normas de acessibilidade e execução do projeto de segurança, modernização da Sala de Espetáculos e do circuito elétrico.

A reforma do Centro de Cultura Adonias Filho foi interrompida em fevereiro de 2021, pela empresa que venceu a licitação em setembro de 2019. A empresa iniciou a obra em janeiro de 2020, e deveria ter finalizado o serviço em julho de 2020, o que não ocorreu. Em virtude da morosidade da execução, do não cumprimento do cronograma e posterior abandono da obra, o contrato celebrado entre a empresa e a Supat/SAEB foi rescindido.