É 100% mentira que a Ponte Barra Xique-Xique está sendo construída pelo Governo Federal. E por falar em 100%, o projeto e o investimento na obra, da ordem dos R$ 133 milhões, são 100% do Governo do Estado da Bahia. Entretanto, o deputado federal Abílio Santana gravou um vídeo às margens do Rio São Francisco, onde a ponte está sendo construída, fazendo uma série de ataques e declarações mentirosas a respeito da responsabilidade da obra. Com termos chulos, o deputado mente diante da câmera: “Isso os esquerdopatas [sic] não mostram, isso a rede esgoto [sic] de televisão não mostra”. Na gravação, ele faz um agradecimento ao presidente Jair Bolsonaro, que nada tem a ver com o investimento.

A construção da ponte que vai ligar os municípios de Barra e Xique-Xique iniciou em junho de 2020, deve ser concluída ainda este ano e está sendo realizada pela Concessionária Estrada do Feijão, que irá administrar o novo Sistema Viário da BA-052. A ponte sobre o Rio São Francisco terá cerca de 1km de extensão e 13,55 metros de largura e faz parte do projeto Sistema Viário da BA-052. A obra vai tornar a travessia entre Barra e Xique-Xique mais segura e, também, mais rápida. Hoje a travessia entre os dois trechos é feita por balsas, com vários acidentes registrados, e dura até 20 minutos. Já com a implantação da ponte o tempo previsto será de pouco mais de um minuto. As obras no Sistema Viário da BA-052 compreendem ao todo 547 quilômetros, incluindo a recuperação da BA-160, que liga as duas localidades, beneficiando 2,7 milhões de habitantes da região.

Em live nas redes sociais em 13 de abril, o governador Rui Costa comentou a rede de desinformação que está atuando no Brasil. “Muita gente tenta substituir os fatos e a realidade por um mundo fictício, um mundo imaginário, um mundo dos seguidores de uma seita, a seita da mentira, a seita da incompetência, a seita da incapacidade de fazer, a seita da incapacidade de realizar, a seita de induzir milhares de pessoas à morte. Então, essa seita tem espalhado um monte de fake news pelo Brasil inteiro, não é só na Bahia não”.

Rui destacou duas fake news recentes. “Aquela ponte estaiada de Ilhéus, fizeram um vídeo até para espalhar, para dizer que a ponte era do governo federal, quando não tem nenhum centavo do governo federal, muito menos idéia nem projeto. Isso, definitivamente o governo federal não tem, nem idéia nem projeto. Eu também já soube que estão circulando vídeos ou áudios dizendo que essa ponte de Xique-Xique a Barra é do governo federal. Não, essa obra é 100% do Governo do Estado, não tem um centavo, nem ideia, nem projeto do governo federal”.