Fake! Governador da Bahia não participou de atividade política sem máscara

Mais um vídeo está circulando em todas as redes sociais com mentiras a respeito do governador da Bahia, Rui Costa. De acordo com a nova fake news, ele teria participado de um ato político, no bairro Alto do Coqueirinho, em Salvador, sem máscara de proteção facial. Esta informação é falsa e pode ser contestada por meio de centenas de fotos e vídeos da carreata, que passou pelo referido bairro no dia 17 de outubro, um sábado.

Desde o início da pandemia do coronavírus, Rui Costa jamais participou de qualquer ato, seja governamental ou político, na capital ou interior, sem fazer o uso de máscara de proteção. Nas últimas semanas, em alguns eventos, tem utilizado máscara de material plástico transparente. Os criminosos criadores de fake news se aproveitaram deste fato para, mais uma vez, disseminar mentiras, com o objetivo de enganar as pessoas e atacar o governador baiano.

No vídeo mentiroso, com imagens de péssima resolução, Rui Costa aparece distante e só é possível identificar sua presença pelo contexto ou dando um zoom. Por esse motivo, fica ainda difícil notar a máscara em material transparente. No entanto, uma das comprovações que o vídeo é totalmente mentiroso é que o registro foi feito no momento em que Rui Costa era fotografado ao lado do digital influencer Franklin Reis. A foto foi publicada por Franklin nas redes sociais e está anexada nesta reportagem, logo aí abaixo.