São completamente falsas as informações que relatam a suposta falta de combustível nos helicópteros enviados pelo Governo do Estado para as regiões atingidas pelas fortes chuvas nos últimos dias. Por determinação do governador Rui Costa, helicópteros do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) foram deslocados para estas regiões, principalmente para o Extremo Sul, com o objetivo de garantir assistência às famílias que foram diretamente impactadas pelas enchentes. As aeronaves estão operando normalmente no transporte de pacientes que estavam em áreas isoladas e precisam realizar procedimentos médicos, a exemplo de hemodiálise, em hospitais da região. Cestas básicas, material de limpeza, água e outros itens de necessidade básica também estão sendo transportados pelas aeronaves.

Toda a operação está sendo realizada normalmente, sem qualquer tipo de problema relacionado à falta de combustível. As aeronaves estão sendo abastecidas regularmente nos aeroportos de Teixeira de Freitas e de Porto Seguro. Por medida de segurança, foi adicionado à operação um caminhão-tanque abastecedor (CTA), que também poderá ser utilizado, caso seja necessário.

Fotos e vídeos amplamente divulgados pela imprensa mostram a atuação das equipes do Graer em cidades com Itamaraju e Jucuruçu. Clique e veja exemplo aqui: Governo segue atuando para minimizar os estragos das fortes chuvas no Extremo Sul.

As mentiras a respeito deste assunto estão sendo disseminas principalmente por meio de áudios em grupos e listas de transmissão do WhatsApp e Telegram. O Governo do Estado repudia a divulgação destas informações falsas e afirma que está apurando a autoria das mensagens para que os criminosos respondam judicialmente pelas fake News.

Cerca de 120 agentes, além de alunos, coordenadores e instrutores do curso de salvamento em altura, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), atuam na operação liderada pelo Governo do Estado, somados aos integrantes do Graer.